Questione tudo
Um dos meus princípios orientadores é "questionar tudo". Albert Einstein disse a famosa frase: "Se eu tivesse uma hora para resolver um problema e minha vida dependesse da resposta, eu passaria os primeiros 55 minutos descobrindo a pergunta certa a fazer. Depois de saber a pergunta certa, eu conseguiria resolver o problema em menos de cinco minutos."
Quando se trata de marketing digital, ou qualquer forma de marketing, fazer perguntas é vital. Decisões baseadas em suposições podem levá-lo ao caminho errado.
Considere a análise de dados, por exemplo. Uma enorme coleção de dados que você pode segmentar e segmentar de todas as maneiras é maravilhosa. Mas será que ela serve para alguma coisa se você não sabe por que precisa dela ou o que está procurando?
Em seu artigo no site do CMI, Analytics For Intelligent Content: Are You Asking The Right Questions?, Marli Mesibov afirma: "Uma tela cheia de dados analíticos parece um código secreto , e de certa Loja forma é. Esses dados contêm muitas informações, e é difícil entendê-los sem a chave. Em outras palavras, os dados podem fornecer respostas, mas somente se você fizer as perguntas certas . "
A melhor maneira de iniciar a análise de qualquer site é determinar os objetivos do site ou as perguntas da equipe sobre o público ou o desempenho do site . Uma vez identificadas as perguntas e os objetivos, a equipe pode configurar um programa de análise , como o Google Analytics ou o Omnigraffle, para coletar dados específicos que abordem esses objetivos ou perguntas.
O que as pessoas querem comprar?
Dados também podem apresentar falhas, não se esqueça. Se você não os coletar corretamente, obterá informações incorretas. Muitas empresas usam pesquisas para coletar dados quantitativos e responder a perguntas. Esses dados podem apresentar falhas se você fizer a pergunta errada.
Por exemplo, a ração para gatos Whiskas realmente provou, em uma pesquisa, que oito em cada dez donos de gatos disseram que seus gatos preferem Whiskas? Parece improvável para mim. Essa é a frase que inspirou o nome do popular programa de entrevistas com celebridades .
Projetar a resposta com uma pergunta capciosa
Se você fizer uma pergunta dupla, a resposta será distorcida. Por exemplo, "Você gostaria de deixar a UE e ter Nigel Farage como seu primeiro-ministro?"
Muitas pessoas que querem sair da UE podem votar "não", devido à opção de Farage. Os resultados da pesquisa podem então indicar que a maioria das pessoas quer permanecer na UE.
Isso aconteceu com o referendo do voto alternativo. Muitas pessoas no Reino Unido gostariam de reformar o sistema eleitoral para usar um processo de dois níveis, um método de representação proporcional ou um processo multi-turno. Eu também gostaria de ver a possibilidade de votar tanto em nível local quanto nacional, para evitar a necessidade de escolher um primeiro-ministro por meio de uma votação para um representante de um partido local.

Em 2011, o governo conservador concordou, a pedido de seus parceiros de coalizão, os Liberais Democratas, em realizar um referendo para perguntar ao público se ele queria mudar o sistema de votação. Só que não fez essa pergunta. A questão tinha duas vertentes, com apenas uma opção alternativa.
Atualmente, o Reino Unido utiliza o sistema de "voto majoritário" para eleger deputados à Câmara dos Comuns. O sistema de "voto alternativo" deveria ser utilizado?
Quase 68% dos eleitores disseram não. Mas a que eles estavam dizendo não? Mudar o sistema ou aceitar o método alternativo de votação? Foi uma tática inteligente dos conservadores para garantir que o resultado não mudasse nada.
Se você não questionar estatísticas e resultados, poderá facilmente acreditar na distorção que eles causam.
Quando um aumento de 50% não é bom?
Voltando ao marketing, vamos pensar em estatísticas boas e ruins? "Este mês, vendemos 50% mais widgets do que no mês passado." Parece bom, mas e se, no mês passado, tivéssemos vendido 80% menos widgets do que no mês anterior? E se o grande pico deste mês fosse devi